domingo, 9 de fevereiro de 2014

Suicidio Fashion

Dia desses eu parei pra pensar em algumas coisas durante um chat sobre depressão e suicidio. Sim, eu gostaria de deixar bem claro que eu sempre soube que desde que o mundo é mundo o suicidio é considerado uma forma de transgressão espiritual, ao menos nas culturas cristãs ou com algum fundamento cristão. 

Alguns dizem que é uma grande covardia, outros uma grande coragem... Enfim, eu sempre ouvi tudo isso e nunca parei para refletir sobre o suicidio em si.

Então, vou fazer uma analise do que eu penso sobre ele a partir do chat que participei:

1- Ao contrário do que dizem, acho que é o máximo da altivez e da dignidade decidir o momento em que vc resolve finalizar a vida que é sua. Ela é sua, de mais ninguem. Só vc sabe o que é e o que custa ser você mesmo e não deveria existir nenhum tipo de julgamento - nem filosofico e nem religioso - de ninguem que naõ seja vc mesmo a esse respeito. Se vai ser um disperdicio ou não, a unica pessoa que tem que avaliar isso é você, estando certo ou errado.

2 - Quando você está inscrito num curso que, a medida em que se desenvolve, parece que vai exigir mais de você do que vc est[a disposto a dar, é natural que vc cancele a matricula, mesmo que seja pra continuar depois, de uma outra forma. Se a morte não é mesmo o fim, não entendo porque tanto drama. Vou demorar um pouco mais para "concluir o curso", mas não entendo porque eu deveria queimar no fogo do inferno por conta disso. O atraso por si so já seria uma consequencia.
Sem contar que nada me prova que o sofrimento que viria depois de uma "atitude" como essa poderia realmetne ser pior do que o sofrimento que levou a pessoa ao proprio ato. E, novamente, "culpar" a pessoa da escolha de fazer com sua propria vida me parece uma certa ditadura espiritual. Eu não acredito em absolutos e considerar o suicidio como algo que nunca pode ser considerado como uma verdadeira solução é me fazer acreditar numa monocromia espiritual que não faz sentido com o resto das coisas que se expandiram na minha mente. 


3 - Se a morte for realmente o fim, ai que a cretinice fica maior. Afinal qual o problema com o fim? E mais ainda, qual o problema em DECIDIR quando e como ele será? E aqui eu nem falo de pessoas terminais, ou depressivas, ou sei lá o que seja. Falo de pessoas que cansaram e querem ter um final digno, bonito, e não ficar na dependência da incompetência divina para essa finalização.
Se a morte for um fim, então celebremos! A imagem final do filme Melancholia mexeu muito comigo. Quando meu momento chegar, quero que ele seja algo como o da Justine. Algo simbolico e verdadeiro para resgatar o minimo de dignidade que a morte em si rouba de todos que morrem.


Nunca tive vontade de me matar, mas confesso que a morte e as declarações do Walmor Chagas ano passado me fizeram ver a vida e a morte por um outro prisma... Buda estava certo, tudo tem a ver com o apego... mesmo que de maneiras tão indiretas...

Eu não acredito em regras sem exceção... Dizer que via de regra o suicidio e indigno e gerador de carma pra mim e estranho e insulta minha inteligencia. Eu sei que meu cerebro não é capaz de captar toda a verdade, e que talvez até a verdade nem exista como a gente imagina, mas me privar de questionar, baseado no que eu sinto e vejo é cruel.


Um comentário: