quinta-feira, 21 de abril de 2011

sobre borboletas, transes e nascimentos...

Indo direto ao ponto, conversando com minha mãe sobre outros assuntos, onde eu explicava para ela o porque que eu não ia dar uma "forcinha" para facilitar uma determinada situação:

-mãe, vc já ouviu falar naquela historia da borboleta e do casulo?
-...
-a do cara que tentou ajudar a borboleta?
-acho que não, filha.
-era algo mais ou menos assim: o cara estava há dias acompanhando o casulo e no grande dia em que a borboleta começou a irromper, ele achou que poderia ajudá-la rasgando o resto do casulo. A borboleta tinha a força na medida justa para rasgá-lo. Sendo privada disso, deformou-se.
-nossa, filha, não sabia disso!
-pois é, às vezes ajudando a gente atrapalha.

__________________________________________________________________________________________


A questão é que enquanto eu contava essa história, minha experiencia holotrópica não saia da cabeça. Toda aquela tensão que se revelou em meu tronco, braços e boca, de repente se afigurou como a "deformação da borboleta" que depois de ficar horas se preparando para nascer, acabou não usando essa força e ficou com ela presa nos musculos até hoje - meio marte na 12º casa, saca?
Sinto falta dessa descarga e cada vez mais isso fica claro para mim.

Tenho certeza de que nós criamos a nossa própria realidade e dessa forma, acredito que sendo essa experiência tão forte, eu terei que fazer algo em relação a ela. Talvez um esporte, algum que permita a explosão dessa energia.

Penso que ficar sofrendo contrações durante todo o dia, naquela terça-feira de final de inverno em 1973, e ter nascido de cesária, se não deformou, incrustou nos meus musculos essa carga toda de tensão que não explodiu. O que me encaixa na chamada MBPII. Talvez seja exatamente por isso que depois de esclarecer tantas coisas em relação ao meu psiquismo, que me fez vencer o medo, não me sentir mais acuada, sem saida, na iminência do "fim do mundo", seja agora o momento de nascer de fato e desencruar toda esse energia que ficou presa dentro de mim.

A memória de nascimento diz que por maior que seja a tensão, ela não deve ser liberada porque a saída não depende disso. Mas então, como dissipar essa tensão?
Joseph Campbell fala sobre algo parecido. O nascimento de Cristo, o VirginBirth, nas verdade é o segundo nascimento do homem, no qual ele tem total participação, que não vem do chackra básico e sim do cardíaco.

Acredito que esteja  chegando a minha hora...

Nenhum comentário:

Postar um comentário