domingo, 10 de abril de 2011

Rascunhos para respostas do Módulo II - Parte II

E foi na verdade a segunda e a terceira pergunta que me fizeram perceber que esse assunto não ficou muito claro.


 
Eu sei que a resposta correta para a pergunta: "Como o eneagrama está relacionado com o conceito de vida e ego da Abordagem Integrativa Transpessoal?" está relacionada com a perda de contato com a "Essência" (relacionado com o Conceito de Vida), com o "Incondicionado" em nós. Sendo que o "Incondicionado"  é o que nós esquecemos até os quatro anos de idade (citando Sandra Maitri), e o "Condicionado" é o que construímos a partir daí, contornando nossos sofrimentos, cortes e diferenciações, acreditando como sendo "Nós" na totalidade (Conceito de Ego).

E para a terceira pergunta: "Como acontece o desenvolvimento da personalidade no sentido do ser total?"  entendo o Eneagrama como uma ferramenta que pode tanto nos mostrar onde "dormimos" - onde estamos condicionados e identificados - como tb onde "acordamos" - onde podemos começar o trabalho de reconexão com essa "Essência".
Faz sentido lógico para mim, mas ainda não sentido profundo. Até agora todos os livros que consultei (Os nove tipos de personalidade - Naranjo/ O Eneagrama - Palmer/ A dimensão Espiritual do Eneagrama - Maitri) parecem presos nos tipos (com exceção do ultimo que comecei agora) de uma maneira que a lógica da dinâmica entre eles, ainda não me está clara. Ainda não consegui VER (e não entender, porque entender com a cabeça eu já consegui) como essa função espiritual do Eneagrama acontece.
Este video que segue abaixo me parece chegar bem perto do que eu imaginava, para poder começar a visualizar os conceitos. O rapaz é Reichiano e abordou os tipos de uma forma mais corporal ("musculos e emoções são a mesma coisa", UAU!), falando dos instintos e das emoções básicas.

Com poucas palavras ele me fez entender muito bem alguns pontos: o lance do "vício emocional" e do "seqüestro de si" - a propósito, entender as coisas por simbolos e metáforas... olha o Tipo IV aí...
Concluíndo agora em relação a minha vida: a questão que já está clara há algum tempo e que eu não consegui ainda consolidar: Eu preciso de vida real! Estou cansada de “Mind Games”. Vivi trinta e poucos anos dentro da minha cabeça, agora quero o corpo e não faço idéia de como isso acontece. E temo nunca saber.
Precisava de um canal que conciliasse toda essa parafernália simbólica que delineei ao logo de todos esses anos ao corpo e a realidade física. Afinal, EU SOU DE VIRGEM COM ASCENDENTE EM TOURO, MARTE EM TOURO E NODO NORTE EM CAPRICORNIO, CACETE! Só a Lua, Mercúrio e Jupiter é que são em signos de ar... Preciso consolidar a terra!!!!
O xamanismo podia ser uma boa pedida, mas eu queria ser menos urbana...

Nenhum comentário:

Postar um comentário