quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Feldenkrais - Consciencia pelo movimento - Cócoras

Lá pelos idos de 2002 eu trombei com o livro "Consciencia pelo Movimento" lá na biblioteca da Consolação. Me apaixonei pelo livro. Ele me lembrava um pouco o "O corpo tem suas rRazões" que eu achei tão interessante quando li lá pelos idos de 1983...Claro que na época, 83, eu era uma criança e não compreendi totalmente, até porque sempre tive muita dificildade em interpretar textos, mas sempre achei que tinha algo interessante lá. Anti ginastica e consciencia de si. Consciencia de si.... Como fazem os gatos.

Já há algum tempo tenho desconfiado que psicologicamente falando, essa coisa de aprender as coisas com a dor é um vicio que botaram na nossa cabeça deliberadamente e a gente aceitou. Algo vem soprando nos meus ouvidos que talvez seja sim possivel criar consciencia sem precisar tomar porrada. Esse arremedo de consciencia veio de alguns videos que não tinham nada a ver com trabalho corporal, mas as abstrações que inspiraram estão invadindo outras áreas da minha percepção.

O amigo Drederson me passou algumas informações preciosas sobre cócoras que eu andei tentando por em pratica, e que está muito bem explicado aqui:

O corpo tem uma sabedoria que a gente deformou. Talvez nossa psique tb tenha a mesma dinâmica.

Eis que então eu trombo com um video incrivel onde o que eu ja desconfiava se aplica para o corpo: "um cérebro num corpo sentindo dor não reaprende." E tudo passa a ser um trabalho de economia e gerenciamento de tensões corporais.
Feldenkrais Trainer and Professional Training Program Director, David Zemach-Bersin, Teaches an Awareness Through Movement Lesson,

É bom voltar a confiar na sabedoria das coisas...


Nenhum comentário:

Postar um comentário