sábado, 23 de julho de 2016

Paradoxo Tostines "vida/arte"

"Seriam tanto a personalidade histriônica quanto a despersonalização transtornos agravados e/ou potencialmente disparados por influência e/ou presença precoce da tv na percepção da realidade?"

Quando o Marcelo postou isso no grupo que participamos, os comentarios foram os mais diversos. E a conversa acabou desandando para necessidade que sempre tivemos de mimetizar outros comportamentos dominantes como forma ate de construir a personalidade.

Talvez nem fosse tanto essa a proposta da pergunta original, que era mais tecnica e puntual, mas me fez pensar quais outros artificios no passado fizeram o papel que os meios de comunicacao fazem hoje na construcao das personas e no preenchimento do vazio existencial, tao comum do genero humano? Somos seres sociais e existimos hoje em detrimento de outros hominideos por conta exatamente da capacidade de sociabilizar e criar sentido com um sistema de linguagem bastante especializado.

Teatro, tabernas, pracas, missas..? Acredito que nos primordios da nossa sociedade, qualquer ponto de reuniao poderia ser propicio para a mimetizacao do comportamento dominante. Acredito que ate a  caracteristica de "tomar conta da vida de outrem" faz esse papel. Porque para mimetizar e preciso observar e a mente humana e inquieta demais para apenas observar sem fazer conexoes.

Hoje enquanto eu esperava o onibus sair reparei que um senhor maltrapilho estava tentando embarcar, mas alguma coisa deu errado e ele foi impedido. Nada demais exceto pela conversa que aconteceu no banco atras de mim. Nos quinze minutos que antecederam a partida do onibus, as duas pessoas que estavam atras de mim supuseram pelo menos umas quatro historias diferentes enquanto observavam o senhor maltrapilho argumentar com o fiscal de viagem. Desde o porte de um bilhete falso comprado de alguem de ma fe ate o abandono de algum amigo que foi embora e o deixou pra tras.

Enquanto eu ouvia as historias eu nao podia evitar de lembrar do topico do Marcelo e pensar: quem precisa de meios de comunicacao tendo uma capacidade tao especializada de observacao e criacao como a nossa? Com uma capacidade dessa, qualquer coisa pode ser o alvo.

Ate o nada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário