quarta-feira, 30 de março de 2011

Sobre Jonas e seu piti

Logo no primeiro dia de aula que eu participei - que não foi necessáriamente o primeiro dia de aula de fato - tive acesso a um livro do Jean-Yves Leloup que conseguiu a proeza de me fazer ler algo sobre a biblia. "Caminhos da Realização" é um livro bem interessante que me prendeu atenção a principio por conta da analise feita a marisa Madalena. eu costumo dizer que Cristo so faz sentido para mim se tivesse existido uma relação com Maria Madalena. Assim como Judas sempre me pareceu mais verdadeiro e interessante do que Pedro.

Enfim, depois de ler toda a parte que me interessou a princípio, finalmente fui ler o tal Complexo de Jonas. Como eu ainda não consegui encontrar alguém que converse comigo a esse respeito, sigo apenas jogando as perguntas...

Segue abaixo texto sobre minha dvuvida a respeito da interpretação desse personagem:

"No livro Caminhos da Realização, Leloup atribui ao medo de amar a reação de revolta de Jonas ao fim, quando Deus reconhece o esforço e perdoa os ninivitas. Mas, será que é isso?

Digo porque vejo esse tipo de coisa acontecer direto em empresas: é como uma espécie de "desautorização", entende? Não cumprindo a profecia, deus de certa forma "desautoriza" Jonas, subestima sua capacidade de entendimento. Depois de todo o esforço dele em relação a esse assunto, eu acho que eu tb ficaria puta da vida. Pela atitude de Deus comigo e não com os ninivitas.

Entende? Um deus que precisa de mim para passar a palavra, mas que me trata como se eu não tivesse capacidade de entender seus designios. Ele subestimou a capacidade de compreensão de Jonas depois que ele saiu da barriga da baleia. Se depois da saida da barriga da baleia Deus voltasse a falar com esse "novo" homem, explicando que ele ia pregar numa cidade e que havia chance de redenção, que o processo que aconteceu com Jonas de certa forma seria o que aconteceria com a cidade, que havia um chance construtiva, talvez Jonas não se revoltasse no final.

Resumindo. Não acho que Jonas tinha medo de amar os ninivitas, mas ele achou injusto depois de ter evoluido tanto, superando seus medos, ter sido tratado com um homem sem capacidade de compreender a "visão de deus"."


 

Durante a aula do segundo modulo, lembramo-nos de Moisés, quando ele foi impedido de entrar na Terra Santa e sem querer eu mesma respondi minha propria pergunta. Deus fez isso porque conhecia com quem lidava e talvez Moisés ficasse INSUPORTÁVEL se finalizasse a tarefa. Como Belerofante.
Talvez isso de certa forma se aplique a Jonas também.

O Deus do velho testamento devia conhecer muito bem o seu eleitorado...

Nenhum comentário:

Postar um comentário